Fundamentos do modelo de vendas de concessão

A consolidação da concessionária como canal exclusivo de comercialização de automóveis não
difere da realidade observável em outros setores: o alto nível de investimento,
desenvolvimento e especialização necessário para a fabricação de veículos, neste caso,
inviabiliza as montadoras alocar recursos para sua distribuição e comercialização. Essas áreas
da cadeia de valor passam a ser ocupadas por empresas independentes, com recursos
humanos e infraestrutura especificamente preparados para serem comercializados ao público.
Além do negócio de concessionárias, esse modelo de intermediação traz benefícios tanto para
as montadoras quanto para o consumidor final.
Benefícios para os fabricantes de automóveis
Terceirizar a venda traz vantagens significativas do ponto de vista das empresas fabricantes de
automóveis. Estes são:
Economia de custos: a atividade comercial envolve custos imobiliários, salariais e logísticos
que, neste modelo, são suportados pela concessionária.
Chevrolet em ponta grossa pr
Liquidação de ações: por terem uma rede de vendedores exclusivos, as montadoras liquidam
rapidamente grande parte de sua produção; não precisam esperar a decisão de cada
consumidor final.
Penetração local: uma rede de concessionários geograficamente bem distribuída permite que
as montadoras instalem seus produtos e imagem de marca potencialmente em todas as
localidades do planeta, praticamente sem investimento.
Especialização: os concessionários são altamente especializados no atendimento de vendas,
eles se conectam com a comunidade local e conhecem em primeira mão as particularidades de
seu mercado, ajudando a otimizar os resultados e a fidelizar os clientes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *