E se eu tiver dor ao alongar?

Cada articulação é cercada por ligamentos e músculos projetados para estabilizar a articulação durante o movimento. Se um músculo (agonista) está tenso, o adversário (antagonista) realiza um contramovimento (alongamento). Os músculos encurtados limitam essa mobilidade, enquanto os relaxados a aumentam. Ao alongar ou fazer ioga, a origem e a inserção dos músculos são afastadas, de modo que a amplitude de movimento aumenta.

O fator limitante geralmente são os músculos rígidos, não a articulação. Quem sente um puxão na articulação durante o alongamento corre o risco de esticar demais os ligamentos, o que desestabilizaria a articulação. “Infelizmente, a evolução equipou nossos corpos com receptores que podem tornar a experiência de alongamento desconfortável: órgãos tendinosos de Golgi e fusos musculares”, diz o instrutor de ioga Kim.
https://alejandrozoboli.com.br/post/metatarsalgia/
Quando esticados, eles enviam um sinal para a medula espinhal para protegê- lo de lesões causadas por alongamento excessivo e acionam o chamado reflexo de estiramento no caso de um impacto repentino. “Por isso é importante manter as posições um pouco mais longas na hora de alongar, mesmo que seja cansativo”, explica a especialista.

Se você mantiver um alongamento por pelo menos 45 segundos, o fuso muscular enviará cada vez menos sinais e o músculo relaxará. A longo prazo, esse esforço será recompensado, porque quanto mais você alonga seus músculos, menos eles inibem seus oponentes musculares ao se contraírem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *